Como o perfil no Linkedin pode ajudar quem esta em busca de recolocação.

Você está em busca de recolocação? Quer encontrar uma oportunidade melhor no mercado de trabalho? Se para alguma dessas perguntas a sua resposta é sim, o LinkedIn é um excelente aliado. Muito além de uma versão digital do seu “CV”, essa plataforma possui recursos que muitas pessoas desconhecem, porém, fundamentais para atingir objetivos no âmbito profissional.

Você já pensou em utilizar melhor o seu perfil no LinkedIn? Mais do que suas experiências, nessa rede social você tem a oportunidade de mostrar um pouco da sua história profissional, apontar seus pontos fortes, os resultados de trabalhos e projetos desenvolvidos e instigar o “investigador” do outro lado da tela com as contribuições e perspectivas que você pode gerar para a empresa que contratá-lo. A questão é: o seu perfil tem informações completas e atraentes para gerar bons contatos?

Imagine que determinado recrutador tem nas mãos a vaga dos seus sonhos e você está na lista dos possíveis candidatos para essa vaga. Em busca de mais informações ele pesquisa o seu perfil no LinkedIn visando o agendamento de uma entrevista e…. aqui entra uma questão que você deve observar atentamente. Se esse recrutador analisar os dados que estão no seu perfil neste momento, ele ficaria interessado em dar o próximo passo e agendaria uma entrevista com você?

Dedicar um pouco de tempo e atenção para preencher de forma adequada o perfil no LinkedIn é a melhor forma de encurtar a distância entre você e seu emprego novo! O LinkedIn é atualmente a segunda maior rede social do mundo, perdendo apenas para o gigante do Facebook. O seu foco é o desenvolvimento profissional de seus usuários no mundo coorporativo, mas poucos são os profissionais que sabem utilizá-lo de forma eficiente. Quem deixa de prestar atenção nessa rede perde a oportunidade de encontrado por recrutadores e de receber as melhores propostas.

Para auxiliar quem está em busca de um emprego novo eu realizo workshops e mentorias sobre o LinkedIn especificamente para essa finalidade e saliento que existem dois pontos importantes para dedicar atenção:

  1. Montar um perfil adequado, que tenha relevância, se destaque na rede e chame atenção dos recrutadores.
  2. Criar o hábito de interagir frequentemente dentro da rede, compartilhando seus opinões e vivências no mercado, esse tipo de atividade fortalece os seus contatos e aumenta a sua visibilidade.
  3. Foto de Perfil e Capa: itens fundamentais para que sua presença no linkedin seja marcante, falaremos mais sobre isso em um próximo artigo. No entanto, lembre-se que sua imagem no Linkedin precisa refletir sua imagem profissional portanto, a foto precisa ser individual, destacar seu rosto e vender sua credibilidade.

Entre as diversas perguntas feitas nos cursos e workshops a mais frequente é sobre aceitar ou não os convites recebidos.  Para obter mais resultados na busca de novas oportunidades é fundamental melhorar a visibilidade e, para quem deseja usufruir da melhor forma o LinkedIn, aceitar novas contatos (ou conexões) é imprescindível. Eles são “as peças” mais importantes da sua rede. Mas, para que suas atividades e ações tenham resultado é importante que seja mantido um network sólido e ativo com os contatos que você efetivamente conhece.  Para isso tenha sempre em mente que a qualidade dos seus relacionamentos na rede é mais importante que a quantidade de conexões.

Reflita comigo! Você indicaria para uma vaga de emprego ou reunião de negócios um estranho que o adicionou? Provavelmente a sua resposta é não. A força de suas conexões é que vai fazer a diferença na hora de receber ou dar alguma indicação. Por isso, antes de aceitar qualquer convite, visite e conheça o perfil de quem o convidou, verifique se vocês têm contatos em comum, se trabalham no mesmo segmento ou se, de alguma forma, podem agregar valores um na rede do outro. Mantendo esse hábito seus resultados serão bem mais promissores.

Para quem tiver interesse, no meu site você encontra informações sobre meu Workshop de Linkedin para recolocação profissional e nos vídeo abaixo você pode entender um pouco mais sobre meu curso e sobre o tema.

Sobre o Workshop de Linkedin: informações e investimento.

Se essas informações fizeram diferença para você, curta, comente ou compartilhe meu texto.  Se você tiver alguma dúvida que gostaria de ver respondida por mim, deixe seu comentário com a pergunta que farei um novo  texto com as respostas mais importantes.

Bom Sorte e Bons Negócios para vocês!
Carla Falcão


Leave A Comment