Os Não Deletáveis

Relembrando hoje meu primeiro texto para o Blog do Sidnei Oliveira na Revista Exame.
Uma breve reflexão sobre os relacionamentos em tempo de redes sociais.

Os Não Deletáveis.
Em tempos de tantos amigos no Facebook, tantos seguidores no Twitter, parece que fazer amigos ou conhecer pessoas tornou-se apenas mais um envio de solicitação de amizade. Fulano quer ser seu amigo, fulano está seguindo você, entre outros. Mas com quantas pessoas em sua rede você verdadeiramente tem contato? Quem são as pessoas e relacionamentos que você realmente “curte” e que não são “deletáveis” de sua vida?

Deletáveis, olhando assim, até parece trágico, mas não é. Pensando bem, existem também outras maneiras de identificar esse tipo de pessoas ou relacionamentos em nossas vidas. Como disse uma amiga minha uma vez: Carla, bota na gavetinha dos esquecidos e deixe por lá.

A cada dia, a quantidade de contatos aumenta e mesmo quando paramos para pensar que, para encontrarmos com a pessoa certa podemos ter apenas 1 chance em 7 bilhões, encontraremos pessoas certas na hora errada, pessoas erradas na hora certa, elas estão sempre por aí. Na verdade, todos se tornam suspeitos de serem a pessoa certa em muitos sentidos. Desde ser seu amigo até lhe oferecer um emprego ou uma parceria bacana e porque não, até para ter um relacionamento pessoal mais profundo. Nesse quesito, as redes sociais se tornaram verdadeiros catalisadores, mas isso pode acabar criando algumas dificuldades.

Entretanto, devido ao nosso estilo de vida, criamos relacionamentos deletáveis, pois não desejamos ficar vulneráveis por causa de expectativas e decepções que os relacionamentos podem trazer. Assim, muitos acreditam que o que vale é a quantidade de contatos e não a qualidade do relacionamento. Nada de compromisso sério, viva a curtição total! Então, quando você verifica os relacionamentos nas redes sociais, seus amigos são ótimos. Todos estão sempre felizes, mas de alguma forma, nada tem a ver com você além do contato mesmo, falta aquela química.

Claro que todos temos momentos de extremos, mas, no fundo, todo mundo deseja encontrar amigos não-deletáveis para dividir momentos de sua vida, aqueles que ficarão gravados para sempre na nossa TimeLine, ou seja os “não-deletáveis”.

Carla Falcão

O assunto abordado no artigo Os não-deletáveis é extremamente interessante. Concordo plenamente com a Carla quando menciona que todos buscamos encontrar nossos parceiros ideais e quero comentar isso em uma abrangência maior, não somente aqueles que vamos dividir nossa vida, mas também aqueles que serão nossos chefes, nossos colegas de trabalho, nossos mentores, nossos reais amigos, enfim, todos com os quais iremos nos relacionar agora e no futuro.

O tempo das mídias sociais nos proporcionou aumentar significativamente o número de pessoas que teoricamente temos disponíveis para esses relacionamentos, por outro lado, retirou um item importante também comentado pela Carla, a química, o olho no olho, o contato presencial. Mas os efeitos não são de todo ruins se soubermos nos valer da vida digital, sem necessariamente abandonar a vida presencial e, acredite se quiser, é possível manter os dois.

A fórmula? Esta eu conto à você tomando um café na padaria da esquina!

Paulo Amorim

Recentemente, ouvi a reclamação indignada de uma pessoa que tinha sido excluída do status de amiga de outra pessoa no Facebook. Sua reação foi imediata. Nas fotos de um encontro recente, ela tratou de excluir todas as imagens em que ambas apareciam juntas, buscando assim estabelecer o fim do relacionamento. Além disso, tratou de postar mensagens com frases sobre o verdadeiro valor da amizade ou sobre a ingratidão de algumas pessoas. Seu desejo era transformar aquela “ruptura” em um ato de desagravo. Afinal, ela havia sido “deletada”.

Estamos descobrindo que a comunicação atingiu um novo conceito, onde o que não é dito tem um significado maior do que o que é dito. Tudo porque decidimos transformar nossas vidas em um “livro aberto” nas redes sociais.

As pessoas estão esquecendo que nada supera o contato pessoal, que, aliás, seria muito importante para resolver o caso da pessoa deletada, afinal, em algum momento ambas as amigas acabaram se encontrando e a amiga que foi “deletada” descobriu que a sua amiga simplesmente não sabia usar o Facebook direito e “deletou” diversos contatos sem intenção.

Sidnei Oliveira

Carla Falcão, Especialista em Mídias Sociais, Consultora, Palestrante, Publicitária e integrante do painel criativo “Mentes Brilhantes” do Ibope Inteligência.

Paulo Amorim, Administrador de empresas, especializado em RH e Mestre em Administração, tem mais de 27 anos de atuação na área de Recursos Humanos. Atualmente é Diretor de Recursos Humanos da Dell Computadores para a América Latina.

Linkedin você conhece essa rede social de verdade? Saiba mais…

Poucos sabem, mas o Linkedin foi uma das primeiras redes sociais que surgiu e seu nascimento aconteceu ainda antes do Orkut, a famosa rede que despertou os brasileiros para essa nova forma de se comunicar.

O Linkedin surgiu em Dezembro de 2002 e em seu começo mais parecia um novo portal onde poderíamos ter um versão digital do nosso Currciulum Vitae, facilitando alguns contatos e a organização dos fatos importantes em nossa carreira.

Um fato curioso desse começo de atividades e que muitos devem lembrar-se, era  quando um contato da sua rede atualizava seu perfil, pois, automaticamente, acendia uma luz vermelha de alerta em sua equipe e chefia, pois essa atividade significava o primeiro indício que tal colega desejava mudar de emprego!

Com o passar dos tempos essa e outras redes foram se aprimorando e o que antes era apenas um site com informações sobre a nossa carreira, tornou-se uma plataforma dinâmica e muito completa para ativação de network, busca de oportunidades e profissionais. Essas mudanças fazem com que todos seus usuários devam acessar quase que diariamente seus perfis e mantê-los sempre em constante atualização. Não mais com o objetivo de trocar de empresa, mas sim, com o propósito de se manter em desenvolvimento, ter mais informações para se manter atualizado, tomar decisões e fortalecer seu Network.

O Fato é que apesar do Linkedin ser a segunda maior rede social mundo, estando atualmente, apenas, atrás do gigante Facebook, ainda tem seu potencial de uso muito subestimado. E ainda são poucas as pessoas que conhecem sua verdadeira importância para geração de negócios e fortalecimento da marca pessoal. E na correria de nosso dia-a-dia, pouco nos dedicamos a explorar os recursos e possibilidades que essa rede social pode oferecer.

E você, já se perguntou se seu perfil reflete de fato seu potencial? Sabia que existem ferramentas perfeitas para prospecção de mercado e geração de negócios? Já percebeu que você pode ter acesso a pessoas que visitam seu perfil diariamente e que entre elas pode estar o responsável pela vaga na empresa que você sempre sonhou trabalhar?

Deixo o convite para que você revise seu perfil e se questionem. Se você fosse o Head Hunter que busca um talento como o seu, e se ele por algum motivo tivesse seu nome como indicação e dessa forma chegasse ao seu perfil no linkedin, o que ele diria de você? Que valores e experiências estão sendo reforçados lá? Lembre-se que a sorte pode estar batendo a sua porta, mas será que você está preparado para recebê-la? #ficadica

Quem desejar saber mais sobre o assunto, pode participar do Workshop Linkedin para Network e Negócios que ministro em diversos locais. Além disso, vale a pena assistir a vídeo-aula que está disponível no meu site www.carlafalcao.com.br e no link: https://www.youtube.com/watch?v=13urbhPwcuI#t=24  que traz diversas dicas sobre o assunto.Boa Sorte e Bons Negócios,
Carla Falcão

Conaje lança livro digital sobre a relação de jovens empresários e as redes sociais

No final do ano de 2013 durante o evento das Jovens Lideranças Gaúchas em Porto Alegre, tive a oportunidade de ser apresentada a CONAJE – Confederação Nacional dos Jovens Empresários que foi um encontro muito feliz!Desde então, comecei a participar e conhecer o movimento que vem agregando muito em minha jornada empreendedora. Com meus novos colegas, posso dividir experiências, conhecimentos, aprender sobre gestão e muitos outros aspectos. No entanto, o melhor de tudo foi perceber que estou no caminho certo e que assim como eu muitos Jovens Empresários enfrentam os mesmo desafios a cada dia.

Desse encontro, surgiu a vontade de compartilhar um pouco do que descobri pelos meus caminhos através das Mídias e Redes Sociais e facilitar a jornada de outros colegas entre os mistérios e maravilhas do marketing nas Redes Sociais.

Dessa forma, estou muito feliz pela realização desse projeto em Conjunto Com a CONAJE com design  exclusivo e desenvolvido pela Avanti Comunicação

A proposta do livro digital é contribuir para que os interessados possam se beneficiar ao máximo das vantagens e benefícios que as redes e mídias sociais oferecem, sem deixar de planejar as ações e ficar atento às informações publicadas

Com a proposta de orientar o jovem empreendedor e empresário de como aproveitar o potencial que as mídias sociais podem oferecer para os negócios, principalmente como ferramenta de marketing, a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) elaborou e lançará, no dia 13 de fevereiro, às 20 horas, no Espaço Domus, em Boa Vista (RR), o E-Book da Conaje.

Trata-se de um livro digital que reúne amplo conteúdo sobre como empreender com a ajuda das mídias sociais, as melhores redes, posts e experiências que geram vendas, mensuração de resultados nas mídias sociais, aliados e parceiros definição de objetivos, valorização da marca, entre outros. O lançamento faz parte da programação da 67ª Assembleia Geral da Conaje, que ocorrerá de 12 a 14 de fevereiro, em Boa Vista (RR).

Com o título ‘O Jovem Empresário e as Redes Sociais’, o material foi elaborado por mim que atualmente sou a Coordenadora de Mídias Sociais da Confederação.Com o E-Book, destaco os pontos positivos e benefícios de trabalhar de forma adequada as redes sociais de negócios. Entre as vantagens estão a possibilidade de levar seu produto ou serviço direto ao público-alvo, a oportunidade de ajudar clientes a resolver problemas com produtos e serviços, o excelente custo benefício, a facilidade para direcionamento e expansão do mercado, a oportunidade de fortalecer a relação com fornecedores etc.

Não basta apenas publicar posts, e sim que é preciso planejar as ações, traçar objetivos, identificar com que público-alvo a empresa quer conversar, definir as melhores redes para o seu negócio, buscar parceiros, tomar cuidado com as informações publicadas e criar engajamento.

“Não adianta sua marca estar nas redes e utilizá-las apenas como mais um veículo de divulgação. Quando você ou sua empresa estiverem nas redes sociais, esteja aberto ao diálogo e as peculiaridades culturais de cada mídia” por Carla Falcão

Ao final do E-Book  incluímos uma lista de links interessantes de redes e mídias sociais que podem ser acessadas pelos jovens empreendedores e empresários e demais públicos, além de referências bibliográficas para quem pretende ampliar conhecimento na área.

Em breve o livro estará disponível para Download e todos poderão ter acesso ao conteúdo diretamente no site da CONAJE

E-Book

É uma abreviação de “eletronic book” ou “livro eletrônico”. O livro digital pode ser lido na tela de um computador, de um laptop, ou de aparelhos chamados E-Book Reader, ou, ainda, impressos em papel comum, por meio de uma impressora. A principal vantagem do E-book é a sua portabilidade. Como se está no formato digital pode ser transmitido rapidamente por meio da internet. Uma segunda vantagem do E-Book é o preço, com custo de produção e de entrega bem mais baixo.

Lançamento do E-Book da Conaje
Data: 13 de fevereiro de 2014
Horário: 20 horas
Local: Espaço Domus – Boa Vista (RR)
Site: www.conaje.com.br
Facebook: www.facebook.com/Conaje
Twitter: @conaje

Profissões do Futuro

Trabalhar com Mídias Sociais, não posso dizer que seja algo simples, como para muitos ainda parece. Não vem com manual de instruções e as novidades surgem com a prática. Mas o fato é que faço algo que tenho verdadeira paixão! E isso me ajuda superar os desafios que aparecem.

Esse trabalho é fruto de mais de 10 anos de experiências em áreas distintas como: Marketing digital, gestão de projetos, criação de conteúdo, atendimento, mídia, tecnologia e mobile. Unir tudo isso não foi tão simples assim mas hoje finalmente faz sentido!

DSC_5300Assim como eu precisei rever meus conceitos para construir um caminho que me fizesse mais  feliz profissionalmente, muitos jovens profissionais também desejam chegar lá!
O que eu faço? O que Estudo? O que eu gosto de verdade de fazer? São perguntas que frequentemente escuto em minhas palestras e pelo mercado.

Conhecer Sidnei Oliveira e seus livros foi um verdadeiro presente! Pois com ele, encontrei muitas respostas para perguntas que faziam parte dos meus questionamentos diários e que me auxiliaram muito a seguir em frente.

Tive a honra de estar presente no lançamento do novo livro de Sidnei Oliveira. Profissões do Futuro – Você esta no jogo? e de ter em primeira mão, informações muito interessantes para o mercado e futuros profissionais.

Com uma leitura leve, rápida e fluida, Profissões do Futuro traz respostas a questões que são cruciais para os profissionais do mercado de trabalho e mais ainda para aqueles que estão em início de carreira.

Um livro esclarecedor sobre as questões que se colocam para o mundo das profissões: estejam elas no campo da formação tradicional (como a medicina, a engenharia e a administração) ou em áreas absolutamente inovadoras, como a gestão de resíduos, aquicultura ou a bioinformática.

“O jovem profissional necessita, com urgência, estabelecer um significado para sua própria existência. Essa busca utópica por “fazer o que gosta no emprego ideal” tem levado vários jovens a não perceber que o mercado profissional é regido por uma palavra simples – trabalho. Por isso, seja estratégico e, com atitude determinada, não fique de fora desse novo jogo do mercado de trabalho!”

DSC_5251 DSC_5279 DSC_5287 DSC_5303

O projeto que foi apresentado com uma palestra, seguida da seção de autógrafos com o autor e com meus colegas no blog do Sidnei Oliveira que fizeram participações especiais no projeto! Foram momento especiais repletos de novidades.

Não percam a oportunidade de ler e presentear os jovens que você deseja inspirar com esse livro essencial para o sucesso e a felicidade nesse novo momento do mercado!

Bjs
Carla Falcão

Preparado para ter sorte na vida?

Sempre dizem que eu tenho sorte!

Tenho tanta sorte, que desde 2012  faço parte do time de grandes profissionais que escrevem para o Blog do Sidnei Oliveira na Revista Exame. Projeto que tem se destacado pelo conteúdo jovem que agrega a tradicional revista de negócios.

Esse é um dos meus artigos que mais gosto e que sempre reforço quando posso.  E você também pensa que sorte é apenas um acaso do destino?

Deixo a pergunta: Vocês esta preparado para ter sorte na vida?
Gosto de estudar as histórias de vida das pessoas de sucesso e, muitas vezes, observo os outros comentando que o sucesso de tal pessoa se deve à grande sorte que a mesma teve na vida. Você se acha uma pessoa sem sorte? No entanto, você já parou para pensar o que realmente significa ter sorte?

Existem muitas formas de constatar a sorte na vida das pessoas, como: criar um novo negócio milionário, ganhar um carro em um programa de televisão, ser selecionado para o emprego que você sonhava, ser promovido e até mesmo encontrar o amor de sua vida!

Muitas vezes, associamos o fator sorte a uma porta para a realização de algum grande sonho pessoal. Mas pode ter certeza de que, para esse fato se concretizar, você precisa de alguns pontos-chaves. Primeiro: estar no lugar certo. Segundo: na hora certa. Terceiro e mais importante de todos os itens: estar preparado para esse momento.

Quantas vezes você passou pela sorte na rua e não soube o que dizer a ela? Quantas vezes uma oportunidade passou do seu lado e você não percebeu? Quer mudar o jogo? Uma das ferramentas que pode lhe ajudar a ter mais sorte, ou melhor, ser encontrado por ela, está nas mídias sociais. Aproveite esse novo canal de comunicação para se aproximar dos seus objetivos de vida!

Qual blog você pode criar para divulgar seu talento ou negócio? Que comunidade no Facebook ou LinkedIn pode lhe trazer conhecimento sobre o assunto? Que pessoas conhecem sobre seu projeto que você poderia seguir e conversar? Quais conhecimentos você precisa buscar para estar preparado para seu grande dia?

Esteja atento, estude muito, troque experiências, conheça pessoas e suas chances de ter sorte na vida serão bem maiores. Gosto de pensar que melhor do que ficar esperando a sorte bater na sua porta, é descobrir onde fica a porta da casa dela e, por vontade própria, na hora certa e da forma correta, bater em sua porta!

Boa sorte!
Carla Falcão

1º Congresso Gaúcho de Jovens Lideranças Empresariais

Olá pessoal,
Como vocês sabem, costumo participar de muitos eventos e congressos, onde além de contribuir com minhas palestras e workshops, aproveito para complementar meus estudos e experiências.

Quando recebi o convite da AJEPOA e FAJERS para participar desse evento em Porto Alegre fiquei muito feliz, pois além dele acontecer em Porto Alegre, minha cidade natal, por ser uma empreendedora, vivo diariamente muitos desafios e sei o quanto a troca de experiências nesse segmento acrescenta e facilita esse processo!

Portanto dia 12 de setembro acontece o 1º Congresso de Gaúcho de Jovens Lideranças Empresariais é uma iniciativa de entidades jovens do Rio Grande do Sul com o intuito de aproximar lideranças, promover o compartilhamento de experiências e conhecimentos, gerar um espaço para Networking e, desta forma, fomentar o potencial de liderança nos jovens, a fim de provocar um impacto positivo na sociedade por meio desses e contribuir para formar um Rio Grande do Sul mais empreendedor.

O congresso reunirá jovens lideranças empresariais de todas as regiões do Rio Grande do Sul com o objetivo de consolidar, aprimorar e ampliar a pauta de discussão sobre a liderança, o empreendedorismo e a inovação frente aos novos desafios e oportunidades determinados por um mercado em constante transformação.

O Congresso tem parceria com diversas entidades jovens como a FEJERS, FAJERS, AJEPOA, CJA (CRA-Jovem), CEJA (OAB-Jovem) e FARSUL-Jovem.

No workshop: Potencialize sua Marca pessoal, Vire referência e Gere negócios utilizando as Mídias Sociais. Acontece as 17:00hs no Plaza São Rafael quem desejar participar basta fazer sua inscrição pelo link: http://www.jovensliderancas.com.br/inscricoes

Nos vemos por lá!

@braço
Carla Falcão

Governo proíbe concursos culturais no Facebook

Atenção: Governo brasileiro proíbe concursos culturais no Facebook.
Profissionais de marketing, blogueiros e demais profissionais cuidado! De acordo com a matéria publicada na Revista Exame, Não será mais permitido desenvolver ações que envolvam sorteios, entrega de brindes, produtos e serviços.

Em uma manhã tão fria, recebemos uma notícia que vai fazer o mercado de Social Media e todo o mercado de Comunicação pegarem fogo!! Alguns de ódio e com questionamento sobre  o que fazer a partir de agora e outros de Felicidade como eu!

Exame_curtaQuem conhece meu trabalho de palestrante, sabe o quanto falo da importância de conhecer seu cliente e suas experiências com produtos ou serviços. Experiência e conteúdo valem ouro!  Valem inúmeros likes no Facebook, muitos compartilhamentos nas redes sociais e muita conversa e comentários no mundo real e virtual!

O Conteúdo que cria essa mágica! Quando entendemos o que nosso cliente sente e precisa… temos a formula mágica! Engajamento criado de forma humana, por pessoas e por marcas comandadas e geridas por gente como a gente! Queremos atenção!  Vocês se lembram dos protestos???

O Consumidor levanta a placa e fala: “Me chama de Copa e olha para mim!!!”

Saia da  sua zona de conforto e vista a camisa do cliente!
O que ele está buscando quando compra um produto ou serviço seu? Ele está comprando uma pizza ou buscando um momento de felicidade e bons momentos com os amigos? Pense nisso…

O grito de guerra foi lançando e terão sucesso aqueles que tiverem a habilidade de entender esse nova linguagem!

Ontem, participei do lançamento de um novo projeto  que tem justamente esse foco… o DHeG (Desafios Hospitalidade e Gastronomia) O projeto conta além da minha participação com os blogueiros e palestrantes CuecasnaCozinha  Guia do Lugarzinho  Jorge Drabczynski da Sentire e visa trabalhar clientes e consumidores para que entendam esse novo momento que estamos vivendo. Experimente, tente e crie um conteúdo diferente.

Boa Sorte e bom trabalho para todos!

Para o Alto e Avanti!
Carla Falcão.

Qual a mensagem do seu cartaz?

Estamos vivendo uma nova era, uma nova fase da sociedade. Queremos e buscamos participar, desejamos viver nossas experiências e para isso pedimos atenção!

Consumidores, clientes, familiares e cidadãos externam suas inquietações por todos os lados! Quer sejam elas pelo do governo, pelas mazelas da sociedade, pelos problemas na família, ou pelas necessidades de nossos amigos. Queremos Gritar bem Alto!

As redes sociais nos ensinaram o princípio de compartilhar mensagens e agora que #oGiganteAcordou, #SaimosdoFacebook e começamos a compartilhando na vida Real e começamos a #GritarBemAlto .

Fomos criados únicos por essência, desde o nosso DNA. Mas em sociedade, insistimos em nos enquadrar em padrões já ultrapassados, quer seja em nossa carreira, em nossos relacionamentos, empresas e inclusive em nosso modo de governar. E fica a pergunta? Como mudar isso tudo? Por onde começar uma nova ordem?

Vemos florescer no Brasil um belo movimento que vem direto ao ponto!
Buscamos uma nova forma de participar, quer seja para aprender, para trabalhar, para viver e por que não para governar!

Estamos sem foco, dizem muitas pessoas, grande engano dos nossos observadores!
Se olharmos de um outro ponto de vista, chegamos ao grande momento onde o que esta em foco é cada um de nós! Cada uma das cidades, cada uma das instituições. Quais são as nossas mazelas?

Por acaso estamos sendo corrupto com nossos valores? Temos deixado de cuidar da nossa saúde? Estamos dando a devida atenção a nossas famílias? Essa oportunidade única e tão nobre que estamos vivendo, enaltece um grande chamado a reflexão.
O que realmente queremos e precisamos? #VemPraRua!!!
Quem venham para a rua os nossos desejos! #estamospreparados para pensar e precisamos nos permitir sentir quais serão os próximos passos.

Vale lembrar que nada vem pronto, e enquanto estamos gestando uma nova sociedade devemos aproveitar para seguir vivendo, observando e aprendendo.

Todos esses questionamentos que estão surgindo, trarão novas possibilidades, novos caminhos e possíveis respostas que reunidas podem nos permitir o mundo!
Feliz Mundo Novo!

Boa Sorte e Bom trabalho para todos.
#VemPraRua e #GritaBemAlto

Você quer ter 1 Milhão de Amigos!?!?

Esse é um trabalho muito bacana que minha amiga Teresa Amorim realizou em sua pesquisa sobre Amizades Virtuais e que comenta em seu blog:
http://teresaamorimicgt.blogspot.com.br/

Sabemos o quanto nossas redes sociais nos estimulam a ter um grande número de contatos, no entanto o quão verdadeiros e fortes são esses laços? Esse números impressionam ainda mais quando estudos apontam que apenas 4% de todos nossos contatos estão em nossas Redes!

Se você precisar que alguém fize-se um favor por você quantos efetivamente estariam alí para lhe socorrer? Interessante a Reflexão!

Abaixo segue a dissertação de mestrado da autora está disponível no site da EICOS UFRJ link: Dissertação de Mestrado sobre amizade virtual

Confiram o texto original de autora abaixo, e boa leitura!

@braço
Carla Falcão